O que é tratamento de canal?


Radiografia de dentes com tratamento de canal
Radiografia de dentes com tratamento de canal

Vamos esclarecer.

O seu dente não é maciço. Dentro dele fica a polpa, conhecida popularmente como o “nervo” do dente. Às vezes esse nervo fica inviável, ou seja, não pode mais ser mantido onde está porque, se ainda não morreu, vai morrer. Isso acontece por uma série de motivos, mas o mais comum é a cárie. Quando a cárie atinge a polpa (ou chega muito perto dela)… já era.

Tratamento de canal

Pois bem. Aí é que chega a hora de tratar o canal. Tratar o canal de um dente (especialidade odontológica chamada endodontia) nada mais é do que:

1. Abrir o dente (trabalho que a própria cárie provavelmente já começou);
2. Retirar a polpa (o “nervo” do dente, ou o que sobrou dele);
3. Limpar o interior do dente;
4. Preencher os canais do dente com um material que impeça a entrada e proliferação de bactérias.

De forma BEM simples, é isso. 🙂

Radiografia de dentes com tratamento de canal
Radiografia de dentes com tratamento de canal

Às vezes o dente não dói, mas mesmo assim é necessário tratar o canal dele, porque existe uma infecção. Então, tem que tratar para preservar a saúde dos tecidos periapicais e para manter o dente na boca. Sim, se você deixá-lo lá sem tratamento poderá perdê-lo.

E dói tudo o que dizem, mesmo? Acredite: não. Tratar o canal do dente não é o que causa a dor… é o que faz o dente parar de doer! Quando a região está muito infeccionada / inflamada, o pH (“acidez”) tecidual fica alterado… aí a anestesia não “pega” direito. Então por que esperar a coisa ficar preta? Corra no seu dentista ao primeiro sinal de dor e resolva logo isso. Neste estágio, dá pra evitar que a cárie acabe em canal. Já se você demorar, além de ter que tratar o canal, pode ser que doa bastante, sim.

Em resumo: prevenção é a palavra. Se sua higiene bucal é adequada, você provavelmente não desenvolverá cáries. Se tiver uma cárie e sentir dor, vá logo ao dentista para que você não chegue ao ponto de ter que tratar um canal. E, mesmo que não sinta dor, vá ao dentista periodicamente para que, se houver uma cárie, ela não tenha nem chance de doer. Simples assim. 🙂

Previous Dente de leite tem raiz?
Next Como escovar os dentes usando aparelho

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *